terça-feira, agosto 29, 2006

ADMIRADO POR TODOS





Rui Costa, é um dos melhores jogadores do mundo
da última década, mas não é só admirado por ser
um maestro, por fazer magia com a bola, nem por
fazer passes e desmarcações de sonho, Rui Costa
é daquelas pessoas que pela sua simplicidade, pela
sua modéstia, pela humildade, sempre fez uma legião
de admiradores fiéis por onde passou. Rui Costa é um
nome respeitado em cada canto do mundo onde exista
uma bola de futebol.

ÁGUIA AO PEITO



MEMÓRIAS DE UM TITULO


segunda-feira, agosto 28, 2006

FOTO TIRADA POR: KENTON THATCHER

domingo, agosto 27, 2006

LIVRE DIRECTO


Livre directo até nos jogos para consolas.

Rui Costa Golo

O REGRESSO DO MAESTRO


Malta,
CONFESSO: Até nem sou de lamechisses...
Mas hoje bateu muito forte!
Vinha esta manhã no carro para o trabalho e ouvi na RR a situação da contratação mais que provavel do nosso Rui Costa.
"um passarinho" já me tinha soprado que o Rui já tem o contrato celebrado com o Benfica desde há duas semanas quando esteve em Portugal.
Mas acho que nunca "interiorizei" essa informação.
Hoje, quando ouvi isso e quando soube que está a preparar-se uma conferencia de imprensa na Luz para o apresentar amanhã ao final do dia...
... bom, saltaram-me imediatamente à memoria dois momentos:
1. O coro das 120 mil vozes a cantar-lhe os parabens! Eu também estava lá... e é de arrepiar só de pensar nisso...
2. O primeiro Benfica vs Fiorentina na Luz, em pré-epoca, num jogo de apresentação. o Rui marcou um golo e... chorou cupisoamente como uma criança!
Nesse jogo, o Rui marca o golo, chora apoiado no Batistuta e imediatamente ouvimos o estádio CHEIO gritar RUI COSTA, RUI COSTA, RUI COSTA...
Nunca vou esquecer!
Ele pode já não ter 25 anos...
Ele pode já não ter a pujança de outros tempos...
Mas alguem assim, tenho a certeza que com 34 ou 43 vai sempre ter uma garra sobrenatural para jogar pelo Benfica.
A motivação que advém de uma louca paixão pelo clube é fisicamente inexplicável.
Vamos ver, de certeza, o Rui a jogar como uma criança... com gosto pela camisola que enverga, com paixao pela vitória...
... HA POUCOS ASSIM!!!!!

MOMENTOS DO BENFICA-AUSTRIA VIENA


MOMENTOS DO BENFICA-AUSTRIA VIENA


BENFICA-AUSTRIA VIENA


Aos 21 minutos viveu-se no Estádio da Luz um daqueles momentos em que a emoção se sobrepôs ao significado prático de uma jogada: Rui Costa, o filho pródigo do Benfica, marcava o seu primeiro golo no regresso ao clube, na estreia oficial em casa. Por instantes pareceu ficar esquecido que aquele tento assegurava, praticamente, o acesso à Liga dos Campeões. Por instantes, todos os olhos se centraram nos festejos do número dez, acompanhados por uma "explosão" de alegria que foi muito além da festa de um simples golo. Um toque de magia num encontro que marcou o apuramento dos encarnados para a fase de grupos da Champions. Vitória por 3-0 (depois do empate a um golo na primeira mão) ante um Áustria de Viena fraco de mais para estas lides.O triunfo de ontem rendeu ao Benfica um encaixe de, no mínimo, cinco milhões de euros, permitindo também um feito inédito para o futebol português, que pela primeira vez no seu historial vai ter três equipas na fase de grupos da mais importante competição de clubes da UEFA. Mas se o dinheiro não é tudo, então Fernando Santos terá ficado satisfeito com o que viu, pois os encarnados realizaram uma exibição agradável. Num sistema que assenta nos extremos, estes só surgiram quando o Benfica já estava em vantagem e o adversário se desorganizou ainda mais do que já estava desde o início do encontro. Porém, tanto Manu como Paulo Jorge acabaram por estar em alguns dos momentos mais importantes do jogo. Rui Costa foi o motor atacante da equipa e o médio chegava para deixar a defensiva austríaca absolutamente desorientada.Depois do primeiro golo a eliminatória estava garantida se o Benfica assim o quisesse. Restava aos encarnados controlar o jogo. O que aconteceu mas sempre com os olhos no ataque. Nuno Gomes e Petit assinaram mais dois golos que deram expressividade no marcador, que só não foi maior porque o guarda-redes Safar mostrou ser o melhor dos austríacos.

O PRIMEIRO DERBY

OS PRIMEIROS PASSOS

Desde muito cedo começou a mostrar
o seu valor, ganhando alguns troféus
ainda em tenra idade.

sábado, agosto 26, 2006

MEMÓRIAS DE CRIANÇA


PALMARÉS

Clubes
Fafe
Sport Lisboa e Benfica (1 Taça de Portugal, 1 Campeonato Nacional)
Fiorentina (2 Taças de Itália)
AC Milan (1 Taça de Itália, 1 Supertaça de Itália, 1 Campeonato, 1 Liga dos Campeões e 1 Supertaça Europeia)
Sport Lisboa e Benfica
Selecção Portuguesa
Número de internacionalizações: 94
Número de golos na selecção: 26
Primeira participação na selecção: 1993-03-31

Vencedor do campeonato do mundo sub-21 em 1991
Quartos de Final
Euro 1996
Meio Finalista
Euro 2000
Convocado para o
Campeonato mundial de futebol de 2002
Finalista Vencido
Euro 2004

WALLPAPER


autor: PAULO MENDES

MEMÓRIAS DE CRIANÇA


sexta-feira, agosto 25, 2006

A HISTÓRIA DE UMA ESTRELA

Rui Manuel César Costa, nasceu a 29 de Março de 1972, e a sua infância foi passada no bairro da Damaia concelho da Amadora, distrito de Lisboa.
Aos cinco anos entrou para a equipa de infantis de futebol de salão do Damaia ginásio Clube. Quatro anos depois com 10 anos de idade tentou a sua sorte nos treinos de captação do Sport Lisboa e Benfica. Passados dez minutos de treino Eusébio que estava a observar os futuros craques ficou impressionado com as habilidades do jovem jogador. Durante oito anos aprimorou a qualidade e o estilo nas camadas jovens do SL Benfica até 1990, onde esteve emprestado um ano no Fafe. Regressou ao Benfica onde venceu uma Taça de Portugal - em 1993 - e o titulo de campeão nacional - 93/94. A Fiorentina interessou-se e desembolsou 1,2 milhões de contos (cerca de 6 milhões de euros), uma transferência milionária para a época. A transferência serviu como um balão de oxigénio para as finanças do clube.
Rui Costa jogou sete épocas na Fiorentina onde venceu duas Taças de Itália, apesar das dificuldades conseguiu ser eleito algumas épocas o melhor nº10, tirando o lugar a Zidane jogador da Juventus. Muitas foram as vezes em que se falou da sua saída, mas Rui Costa manteve-se até a entrada em falência.
Concretizou-se então a transferência para o AC Milan, de novo sobre nova quantia milionária, cerca de 35 milhões de euros. Rui Costa jogou cinco temporadas no AC Milan onde no total conquistou: 1 Taça de Itália, 1 Liga dos Campeões, 1 Supertaça de Itália, 1 Campeonato e 1 Supertaça Europeia.
Em 2004 fez o seu ultimo jogo pela selecção portuguesa, jogo esse na final do Euro 2004, em Portugal, no Estádio da Luz frente a selecção da Grécia. De salientar ainda que Rui Costa se sagrou campeão do mundo em 1991 na categoria de sub-21, vencendo na final o Brasil por grandes penalidades. A final foi realizada no antigo Estádio da Luz e Rui Costa marcou o penalti vitorioso.
Um dos jogos mais marcantes da sua carreira foi um jogo amigável entre o SL Benfica e a Fiorentina, marcou um golo ao seu antigo clube. Não festejou, chorou ao marcar e ouviu um Estádio da Luz repleto a aplaudi-lo.
No dia 25 de Maio de 2006 foi apresentado como novo jogador do Sport Lisboa e Benfica. A transferência desta vez a custo zero, só foi possível porque Rui Costa e AC Milan rescindiram o acordo que os ligava por ainda mais uma época, Rui Costa abdicou com a vinda para o SL Benfica de cerca de 700 mil euros ano. Desta maneira a casa que o viu nascer como futebolista e que todos os anos sonhava com o seu regresso abre-lhe as portas para poder acabar com a carreira no clube do seu coração.

Rui Costa