ENTREVISTA DE BALANÇO
Rui Costa deu uma grande entrevista à revista do Benfica, «Mística», na qual expressa opinião sobre companheiros e ambições da actual equipa e confirma que vai terminar a carreira, deixando a garantia de que vai tentar ser útil ao clube, provavelmente como director desportivo.
«Sim, esta é a última época», diz Rui Costa, explicando a retirada: «Acabo a carreira no final da época. Estou preparado para o quanto me custará, mas também estou preparado para aceitá-lo, pois custar-me-ia mais uma nova época a estes níveis. Ainda assim, quero acabar com as minhas capacidades em pleno.»
O «maestro», como o baptizou «uma claque da Fiorentina», admite «com orgulho» que quase perdeu o nome em Portugal, quer continuar a ter influência positiva no Benfica, após o final de carreira: «Está a ser feito um trabalho com o objectivo de recuperar algumas coisas do passado. Os jogadores portugueses que actuavam lá fora, passando por grandes clubes, podem vir a ter papel importante no futebol português. Claro que o posso fazer no Benfica.»
Rui Costa ainda não perdeu a esperança de chegar ao título. «Ainda estamos na luta, o ideal era sermos campeões, vamos ver...», disse, antes de falar directamente sobre a equipa e alguns companheiros: «Existe muito valor neste grupo e sinto-me feliz por ver crescer, todos os dias, jogadores que poderão ter um bonito futuro à sua frente. Vejo muitas qualidades em Di María e Adu, são bons de bola e têm imensa energia. Serão, no futuro, grandes jogadores para o Benfica e para o futebol europeu.»
Sobre Camacho, o reconhecimento da forma de estar do espanhol. «É um treinador que já deixou, anteriormente, marca no Benfica e, além disso, sente-se que está aqui com gosto e de forma vibrante», sublinha o «10» encarnado, que também não deixou de fora a saída da Selecção Nacional, após o Euro-2004: «O afastamento de alguns jogadores, especialmente da forma como foi feito, foi horrível, mas eu nunca fui a favor de estatutos.»
O treinador do Benfica, José António Camacho, também foi convidado a falar sobre Rui Costa, não escondendo a sua admiração pela qualidade do número 10 do Benfica, que tem sido um dos mais regulares jogadores da equipa: «Quem me dera que jogasse sempre. É muito importante para a equipa e está a terminar uma bela carreira.»