sábado, dezembro 20, 2008

RUI COSTA EM ENTREVISTA

Passadas 24 horas da eliminação do Benfica na Taça UEFA, Rui Costa, numa extensa entrevista concedida à Benfica TV, tomou a responsabilidade do fracasso da equipa encarnada nas competições europeias.

“Assumo o falhanço a nível europeu, o nosso primeiro falhanço. Tivemos esperanças de fazer uma boa campanha após a cambalhota com o Nápoles... Depois empatámos em Berlim, mas perdemos com o Galatasaray e em Atenas por números que ficaram na história. Pretendíamos chegar longe, mas falhámos”, admitiu o dirigente, sublinhando que o objectivo primordial é o campeonato nacional.

As críticas feitas por Quique Flores à equipa no final do jogo com o Metalist também são comungadas pelo director desportivo, que defende que “qualquer benfiquista” se revê nas palavras do técnico. “Não gostou, pois não está aqui para não ganhar”, acrescenta.

O desaire sofrido frente ao Leixões para a Taça de Portugal foi outro jogo escalpelizado: “É frustrante sair por penáltis e de uma competição que pensámos poder ganhar. De qualquer forma, lideramos o campeonato e acreditamos que estamos a seguir o caminho certo. Nada pode travar esta ambição.”

Arbitragem

Outro ponto analisado por Rui Costa na sua intervenção foi a arbitragem. Lembrando que o Benfica não tem sido tão crítico por uma razão de “postura”, o responsável pelo futebol profissional das águias sublinha: “Não vou dizer que não temos razões para não nos lamentarmos. Nesses jogos as imagens foram tão evidentes que era escusado queixarmo-nos na comunicação social. Penso que temos feito o que devíamos, sem nos basearmos numa estratégia maldosa, procurando não culpar os árbitros.”

Neste tema o dirigente também não se escusou a comentar as audições de que foi alvo na Liga de Clubes. “Fui ouvido, mas acredito que não é maldade perguntar ao árbitro por que razão não mostrou um segundo cartão amarelo ao Sandro no jogo com o V. Setúbal. É normal que no calor do jogo se possa dialogar com a equipa de arbitragem, desde que isso seja feito com respeito”, argumenta o antigo internacional português, negando ainda conflitos no túnel no desafio com o Leixões: “Só chamei a atenção do quarto árbitro para o comportamento menos correcto de um colaborador do clube local.”

Para terminar o assunto, Rui Costa frisa que não foi castigado, e lembra o seu percurso disciplinar enquanto jogador.
relação com vieira. Desafiado pelo presidente a assumir a função que agora ocupa, o administrador da SAD não poupa elogios a Luís Filipe Vieira.

“Tem um peso enorme no clube. Conseguiu dar a volta por cima e teve o mérito de escolher pessoas como o Domingos Soares de Oliveira, Paulo Gonçalves e João Gabriel. Sempre senti um apoio muito grande por parte do presidente e quero agradecer a sua aposta”, refere Rui Costa, que ainda expressou um último desejo: “Quero ser avaliado pelo que faço como director desportivo, não pelo que fiz como jogador. E quero ser melhor.”

Renovar com Nuno será fácil

Nuno Gomes termina contrato com o Benfica no final da presente época, pelo que a renovação do vínculo é processo em marcha. A garantia é dada por Rui Costa. “O Nuno é capitão de equipa e não preciso de estar a dizer o que ele já deu ao clube. Ele tem a mesma vontade que o Benfica e não haverá grandes problemas com a sua situação.”

sexta-feira, dezembro 12, 2008

AINDA NADA GANHÁMOS...

A liderança no Campeonato deixa bons indicadores do trabalho que está a ser realizado pelos lados da Luz e naturalmente que cria optimismo entre os adeptos. No entanto, Rui Costa lembrou hoje que a equipa ainda nada ganhou, por isso apela à calma e pede os balanços para o final da época.

«Compreendo o entusiasmo das pessoas por o Benfica estar em primeiro, mas é preciso termos todos a consciência de que o Campeonato é longo e que ainda nada ganhámos até agora», referiu o agora director desportivo do clube da Luz, à margem da apresentação da «Bíblia do Benfica».

Rui Costa opta, assim, por travar ondas de euforia, ainda que salientando que a liderança no Campeonato «demonstra alguma coisa de bom». «Estamos a trabalhar num caminho positivo, mas temos ainda muita luta pela frente», vincou, referindo ainda que «só no final da época é que tiram todas as ilações».

O dirigente falou ainda sobre a possibilidade de o espanhol José Antonio Reyes vir a ser adquirido ao At. Madrid em definitivo. «Quando conseguimos o empréstimo do Reyes, acertámos tudo para a contratação definitiva do jogador. Por isso, neste momento, a palavra está do lado do Benfica e em tempo exacto logo se saberá o que vai acontecer», explicou.

Já Léo, que há praticamente um mês se encontra no Brasil a acompanhar a situação do pai (com problemas de saúde), Rui Costa explicou que o clube não podia ser insensível»: «O Léo sempre deu muito ao clube e tínhamos de retribuir de alguma forma.»

Rui Costa