sexta-feira, agosto 25, 2006

A HISTÓRIA DE UMA ESTRELA

Rui Manuel César Costa, nasceu a 29 de Março de 1972, e a sua infância foi passada no bairro da Damaia concelho da Amadora, distrito de Lisboa.
Aos cinco anos entrou para a equipa de infantis de futebol de salão do Damaia ginásio Clube. Quatro anos depois com 10 anos de idade tentou a sua sorte nos treinos de captação do Sport Lisboa e Benfica. Passados dez minutos de treino Eusébio que estava a observar os futuros craques ficou impressionado com as habilidades do jovem jogador. Durante oito anos aprimorou a qualidade e o estilo nas camadas jovens do SL Benfica até 1990, onde esteve emprestado um ano no Fafe. Regressou ao Benfica onde venceu uma Taça de Portugal - em 1993 - e o titulo de campeão nacional - 93/94. A Fiorentina interessou-se e desembolsou 1,2 milhões de contos (cerca de 6 milhões de euros), uma transferência milionária para a época. A transferência serviu como um balão de oxigénio para as finanças do clube.
Rui Costa jogou sete épocas na Fiorentina onde venceu duas Taças de Itália, apesar das dificuldades conseguiu ser eleito algumas épocas o melhor nº10, tirando o lugar a Zidane jogador da Juventus. Muitas foram as vezes em que se falou da sua saída, mas Rui Costa manteve-se até a entrada em falência.
Concretizou-se então a transferência para o AC Milan, de novo sobre nova quantia milionária, cerca de 35 milhões de euros. Rui Costa jogou cinco temporadas no AC Milan onde no total conquistou: 1 Taça de Itália, 1 Liga dos Campeões, 1 Supertaça de Itália, 1 Campeonato e 1 Supertaça Europeia.
Em 2004 fez o seu ultimo jogo pela selecção portuguesa, jogo esse na final do Euro 2004, em Portugal, no Estádio da Luz frente a selecção da Grécia. De salientar ainda que Rui Costa se sagrou campeão do mundo em 1991 na categoria de sub-21, vencendo na final o Brasil por grandes penalidades. A final foi realizada no antigo Estádio da Luz e Rui Costa marcou o penalti vitorioso.
Um dos jogos mais marcantes da sua carreira foi um jogo amigável entre o SL Benfica e a Fiorentina, marcou um golo ao seu antigo clube. Não festejou, chorou ao marcar e ouviu um Estádio da Luz repleto a aplaudi-lo.
No dia 25 de Maio de 2006 foi apresentado como novo jogador do Sport Lisboa e Benfica. A transferência desta vez a custo zero, só foi possível porque Rui Costa e AC Milan rescindiram o acordo que os ligava por ainda mais uma época, Rui Costa abdicou com a vinda para o SL Benfica de cerca de 700 mil euros ano. Desta maneira a casa que o viu nascer como futebolista e que todos os anos sonhava com o seu regresso abre-lhe as portas para poder acabar com a carreira no clube do seu coração.

Rui Costa