domingo, maio 11, 2008

11 de Maio de 2008, quase 17 anos depois da estreia no antigo Estádio da Luz, Rui Costa fará hoje o último jogo da carreira, cumprindo uma intenção há muito definida e anunciada por ele próprio, mas mesmo assim desiludindo muitos dos adeptos do seu futebol.

“Rui, este é mesmo o último jogo oficial da sua carreira?”, questionavam-lhe ontem numa entrevista no site oficial do Benfica. “É a minha despedida como jogador profissional de futebol”, disse novamente o Maestro, como se estivesse a sentenciar algo ou a ferir os ainda incrédulos.

Chegou o fim, é um “ciclo fantástico que se encerra”, num “misto de sentimentos” experimentados nas últimas horas. “Tristeza por deixar de fazer aquilo que mais gosto; orgulho por tudo o que vivi nestes anos; alegria por poder fazer a despedida no clube onde comecei; e saudades. Ainda sem ter terminado, já começo a sentir saudades...”

Rui Costa assume o adeus naquela que poderá ficar na história como uma das piores temporadas dos encarnados mas, nesta altura, não guarda grande espaço para desilusões. “Apesar de tudo o que se passou na época, nada supera a felicidade de terminar no Benfica a minha carreira”, afirmou. “É evidente que preferia fazê-lo num cenário bem diferente (...) mas, independentemente de tudo, estou feliz por me despedir da profissão neste estádio e perante o meu público.”

É dessa relação com o público que nasce a importância da despedida marcada para a noite do Benfica-Vitória de Setúbal. “É algo que me enche de orgulho e creio que se pode explicar por uma razão muito simples: sempre vivi a camisola do Benfica, mesmo quanto estive fora. Saí do clube, não por minha vontade, mas pela necessidade que o Benfica tinha; fui para onde o Benfica quis e regressei com um contrato em branco. Tudo isto seguramente é apreciado e valorado pelos adeptos”, explica.

Haverá então alguma forma de garantir que Rui Costa não voltará a chorar de emoção em pleno relvado da Luz? “Impossível”, atira. “Creio mesmo que será difícil não o fazer.”

Volta de honra e camisolas

O Benfica vai surpreender Rui Costa com uma festa que terá início 30 minutos antes da partida. O Maestro será homenageado pela Câmara Municipal de Lisboa – recebe das mãos do presidente António Costa a Medalha de Ouro da Cidade – e, cumpridos os 90, o 10 encarnada irá devolver ao público o apoio recebido ao longo na noite e na carreira, cumprindo uma volta de honra e distribuindo dezenas de camisolas pelos adeptos.

No dia seguinte estará a trabalhar como director desportivo, oficializando as funções que, enquanto futebolista, não assumiu.

Palavra muito “special” de Mourinho

Entre as muitas mensagens que tem recebido nos últimos dias, uma delas foi... “special”, de José Mourinho. O técnico português telefonou a Rui Costa na sexta-feira passada e transmitiu-lhe o seu reconhecimento pela carreira do Maestro.

O antigo treinador do Chelsea teve passagem curta pelo Benfica numa altura em que Rui Costa estava na última época na Fiorentina (2000/01).

Rui Costa