domingo, maio 11, 2008

Figo: «Rui é muito maior que o Benfica»
JOGADOR DO INTER ELOGIA MAESTRO
NO DIA DA DESPEDIDA


Os elogios são difusos e vão para além da avaliação meramente futebolística. Para Luís Figo, Rui Costa reúne características técnicas que o colocam no topo “como um dos melhores intérpretes” do jogo e especificidades humanas que fazem dele um gigante, “muito maior que o Benfica”.

Na véspera do final de carreira do amigo, Figo inverte papéis e coloca o ónus da gratidão no lado do emblema recuperando a falhada transferência para o Barcelona em 1994. “É o clube que tem obrigação de o fazer feliz: saiu para onde e quando o Benfica quis [Fiorentina] e precisou. Desse ponto de vista, julgo até que o Rui poderá ter sido prejudicado na sua carreira.”


De acordo com o melhor jogador do Mundo FIFA de 2001, o Maestro encarnado deixa “uma herança e legado enormes” ao desporto “pela inteligência, elegância e por todo o talento que tem”. Em suma, “o Rui é um jogador único e merece o aplauso de todos aqueles que gostam de futebol, independentemente das suas cores” e é por isso que Figo é “um dos que lamenta a sua decisão [retirada dos relvados].”

O tom da mensagem endereçada por Luís Figo mantém-se e o camisola 7 lança desafio aos dirigentes encarnados para que aproveitem as capacidades do Maestro. “O futebol vai ganhar um grande dirigente desportivo, tenho a certeza disso e o Benfica vai beneficiar com isso”, assegura o “interista”.

Rui Costa