segunda-feira, março 31, 2008

CAPAS DE JORNAIS


OS GÉNIOS NÃO TEM IDADE


UMA BOMBA!



GOLAÇO!!!!



DE CABEÇA...

sexta-feira, março 28, 2008

PARABÉNS MAESTRO!


Rui Costa faz amanhã anos. Chega aos 36 como uma lenda viva do Benfica - o clube por que sofre desde pequeno -, é um símbolo da "catedral" da Luz, o estádio onde aprendeu os números e as letras. Hoje, o menino que se fez homem na Damaia é um futebolista de eleição, mas, em vez disso, podia muito bem ter sido atleta ou… actor. Ou patinador. É que o 10 era tão ecléctico, tão activo, que um dia até chegou a dizer aos pais não saber o que seguir. Se a bola, que sempre foi o seu mundo - nos dérbis Benfica-Sporting da escola ou nos campeonatos em que fazia mais de cem golos pelo Ginásio Clube da Damaia -, se o basquetebol, que também jogava bem, ou se um dos outros desportos que praticava, como o hóquei em patins, a patinagem artística e o atletismo. A correr, chegava quase sempre à frente. E ainda lhe sobrava tempo (e vontade...) para ir aos bailes e participar nas peças de teatro que o "seu" Ginásio - no seu "bairrinho", como lhe chama - levava ao palco, decorando em meia hora textos que outros demoravam dias para ter na cabeça. Também por isso lhe calhava quase sempre o papel de protagonista. Não que Rui Costa fizesse questão, porque o "maestro" nunca foi de mordomias. Aliás, ainda hoje vai até ao popular bar do Ginásio, onde revê velhos e novos amigos, onde todos são diferentes e... iguais, entre animadas partidas de bilhar ou matraquilhos. O mesmo Ginásio que, quando era criança, já seguia para todo o lado, em dia de jogo dos mais velhos, a carregar os sacos, e pelo qual não deixou de disputar torneios de futebol de salão mesmo depois de estar nas camadas jovens do Benfica, onde chegou numa sexta-feira... 13. Eusébio era o treinador e logo se maravilhou a ver jogar o futuro administrador do Benfica. Havia mais de 200 candidatos e os escolhidos recebiam um postal em casa, mas Rui Costa só precisou de dez minutos para convencer o "Pantera Negra". Era o início do sonho de um jovem que, em bebé, apenas dizia... "fifica". Benfica, claro. Parabéns "maestro"!

texto de: Luís Penas Viegas (jornal o Jogo)

quarta-feira, março 05, 2008

DIRECTOR/MAESTRO


Rui Costa tem nas mãos a resolução do futuro de Cristian Rodriguez, protagonista de um dos dossiers mais complexos para o clube da Luz no que se refere à preparação da próxima época. O uruguaio já convenceu treinadores, adeptos e dirigentes sobre o seu valor mas representa o Benfica a título de empréstimo e a cláusula de opção terá de ser exercida pelos encarnados até ao final deste mês.

Os representantes de Cristian Rodriguez dizem também perceber a demora do Benfica em accionar a cláusula de opção que detém sobre o internacional uruguaio: “Houve mudanças no clube, o novo director desportivo, Rui Costa, tem uma palavra a dizer sobre os casos pendentes; e, por outro lado, o clube não definiu ainda se vai à UEFA ou à Liga dos Campeões, pormenor importante para se fixar o orçamento da próxima época.”

NÚMEROS COMO JOGADOR

35 anos

Nasceu a 29/03/1972, em Lisboa. Apesar de ser o mais velho no actual plantel encarnado, Rui Costa é ainda assim a grande referência da equipa do Benfica e o jogador de maior destaque na formação orientada pelo técnico espanhol José Antonio Camacho.

4 clubes

Nos 17 anos de carreira de futebolista, Rui Costa representou apenas quatro clubes: Benfica, Fafe, Fiorentina e AC Milan.

1712

Total de minutos que Rui Costa já disputou nesta época na Liga portuguesa.

10 anos

Foi com 10 anos que Rui Costa chegou à Luz para prestar provas e de imediado convenceu o ‘pantera negra’ Eusébio, que assistia ao treino.

94

internacionalizações de Rui Costa ao serviço da Selecção A de Portugal. O médio é o 3.º mais internacional de sempre.

3 golos

Nesta época, o ‘maestro’ já marcou 3 golos ao serviço do Benfica.

TEMAS QUENTES PARA O MAESTRO

SEPARAR O JOGADOR DO DIRIGENTE

Separar o jogador do dirigente tem sido a grande preocupação de Rui Costa, de modo a manter a não desestabilização do balneário. Mas, à medida que se aproxima o final da época, a missão tem sido cada vez mais difícil de cumprir. Assumir um plantel que não teve o seu dedo seria impensável e arriscado para o ‘maestro’.

PORTAS ABERTAS PARA LÉO

A renovação de Léo é outro caso bicudo para Rui Costa. O jogador tem tido alto rendimento mas vai a caminho dos 33 anos e entre a qualidade do lateral-esquerdo e os interesses económicos do clube Rui Costa deverá achar uma solução que agrade às duas partes.

CONTINUIDADE DE CAMACHO

A definição quanto ao treinador da próxima época é, provavelmente, o tema mais delicado. Camacho gosta do Benfica e gostaria de treinar um plantel por ele definido mas o próprio treinador já demonstrou nas entrelinhas que se falhasse a Champions poderia repensar a sua permanência. A cumplicidade recente entre os dois faz pensar na existência de um pacto secreto.

PREPARAR COM TEMPO OS REFORÇOS

Enquanto maravilha os adeptos no relvado, Rui Costa vai trabalhando nos bastidores no reforço da equipa para a próxima época. O novo director desportivo já tem bem identificados os sectores que precisam de ser reforçados na próxima temporada e já fez contactos exploratórios. Por enquanto, os alvos privilegiados são jovens de muito futuro.

sábado, março 01, 2008

" PARAR... FAZ-ME TREMER! "

Rui Costa abriu mais o livro do futuro próximo, que passa pela saída dos relvados... mas não do clube do seu coração. "É muito provável que fique no Benfica". "Para já sou jogador do Benfica, mas é muito provável que fique nos quadros do Benfica. É uma possibilidade que já foi abordada com o clube, o máximo que posso fazer é esperar para ver qual é a situação", avançou Rui Costa O n.º 10 tem pela frente um momento doloroso, o do pendurar as chuteiras: "Quanto ao último jogo, quando parar de fazer o que faço desde os 9 anos, não escondo que tento não pensar nisso, mas quando passo o flash desse momento na minha cabeça, faz-me tremer."


Evitando ser conclusivo, Rui Costa admitiu que vai terminar a carreira no final da temporada por motivos físicos. Com o lugar de director desportivo à espera – a hipótese de ser administrador da SAD não é colocada – o Maestro ainda só pensa em conquistar títulos.

Se pudesse jogava até aos 45 anos, pois continuo a amar ser jogador profissional. Contudo, como já admiti, sou incapaz de enganar os adeptos do Benfica e sei avaliar as minhas capacidades. Enfrentar uma nova temporada, a nível físico, não seria nada fácil”, admite.

Ajudar no campo

Confrontado com as palavras do presidente que admitiu a ajuda do futuro director desportivo na planificação da próxima época, o jogador ripostou: “Falou no meu nome? Têm de lhe perguntar.” De qualquer forma, escusando-se a fugir ao tema, explicou as suas actuais funções: “O Benfica ainda está a disputar três competições e eu quero ajudar na conquista desses objectivos. Quero acabar a minha carreira o melhor possível. Em tempo útil, certamente, vou decidir o meu futuro para ver como posso enquadrar-me melhor no clube.

Assumindo que “é sensível” aos apelos que tem recebido para continuar a jogar, Rui Costa ainda garantiu que a sua colaboração não vai afectar o rendimento no relvado. “Aquilo que chamam acumular funções é estar a par da vida do clube e inteirar-me das situações. Não tomo decisões relacionadas com a planificação da próxima temporada. É certo que isso é feito nesta fase, mas o clube tem pessoas com capacidade para o fazer”, garante.


SÓ PODIA SER !


Rui Costa foi eleito o futebolista do ano na Gala do 104.º aniversário do Benfica

ESPAÇO 10

RUTE E RUI COSTA
INAUGURARAM UM NOVO ESPAÇO
NO CENTRO DE LISBOA (SALDANHA)
CHAMADO ESPAÇO 10


Rui Costa